Por
meio deste estudo dirigido, os alunos compreenderam de forma dinamicamente
ilustrada os principais elementos químicos que compõem alguns dos materiais que
conhecemos no cotidiano. Do que são feitos, suas propriedades químico-físicas,
funções e utilidades.
Procedimento:
> Com o auxílio de fita-crepe,
expus as imagens dos materiais sobre a lousa, como se representasse parte da
tabela periódica dos elementos químicos;
> Li e interpretei para os
alunos o texto introdutório “Os Materiais Vêm da Terra”;
> Expliquei que os
elementos expostos na lousa os auxiliarão na busca das respostas do estudo;
> Decorrido um tempo de aula,
solicitei as respostas, permitindo que cada uma das questões fosse respondida
por um aluno diferente;
> Solicitei que formassem
grupos para discutirmos as conclusões do estudo;
> Distribui um exemplar da
tabela periódica completa dos elementos químicos para cada grupo de alunos;
>Utilizando a tabela,
mostrei outros elementos e exemplifiquei suas utilidades e os principais
materiais que os utilizam para sua formação;
> Assuntos como bomba atômica, usina nuclear,
agrotóxico e até a recomendação médica de não tingir os cabelos na gravidez,
foram temas de valorosas discussões.
SUGESTÕES:
- Imprima as imagens em
tamanho A4, pois ficam melhores para expor na lousa e serem visualizadas de
longe.
- Dependendo do tempo
disponível, utilize menos figuras, prefira aquelas mencionadas no estudo dirigido.
- E, caso o tempo não seja uma preocupação, vale
incluir questões para trabalhar outros elementos químicos.