
Procedimento:
> Com o auxílio de fita-crepe,
expus as imagens dos materiais sobre a lousa, como se representasse parte da
tabela periódica dos elementos químicos;
> Li e interpretei para os
alunos o texto introdutório “Os Materiais Vêm da Terra”;
> Expliquei que os
elementos expostos na lousa os auxiliarão na busca das respostas do estudo;
> Decorrido um tempo de aula,
solicitei as respostas, permitindo que cada uma das questões fosse respondida
por um aluno diferente;
> Solicitei que formassem
grupos para discutirmos as conclusões do estudo;
> Distribui um exemplar da
tabela periódica completa dos elementos químicos para cada grupo de alunos;
>Utilizando a tabela,
mostrei outros elementos e exemplifiquei suas utilidades e os principais
materiais que os utilizam para sua formação;
> Assuntos como bomba atômica, usina nuclear,
agrotóxico e até a recomendação médica de não tingir os cabelos na gravidez,
foram temas de valorosas discussões.
SUGESTÕES:
- Imprima as imagens em
tamanho A4, pois ficam melhores para expor na lousa e serem visualizadas de
longe.
- Dependendo do tempo
disponível, utilize menos figuras, prefira aquelas mencionadas no estudo dirigido.
- E, caso o tempo não seja uma preocupação, vale
incluir questões para trabalhar outros elementos químicos.