Hoje é comum perceber a
facilidade com que os jovens lidam com o mundo virtual. Eles estão acostumados
a criar em perfis em redes sociais, como o Facebook,
Twitter e Instagram, para se comunicarem por meio da internet. A ideia desta
prática pedagógica Ecobook (analogia
ao Facebook) é justamente aproveitar
a facilidade com que os jovens se descrevem na rede. Por meio de questões é
possível associar as respostas aos conceitos básicos da ecologia, ensinando de
forma objetiva e contextualizada sobre os componentes de um Bioma.
Vejamos alguns exemplos:
- A questão nº 1 trata das características
pessoais. Neste caso, fará referência ao aluno como um ORGANISMO. Desta forma,
o consideramos um ser vivo único na natureza, individualmente identificado.
Or.ga.nism.mo1: forma individual de vida,
como um animal, uma planta, um fungo, uma bactéria.
Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa, 2010.
- O item 2 trabalhará com
informações do endereço. Agora, fará referência ao HÁBITAT do aluno. Aqui,
leva-se em consideração o ambiente onde o ser vivo habita na natureza, as
características gerais daquele ambiente.
Há.bi.tat (habitat)1: ambiente natural em
que vive ou se desenvolve um animal ou uma planta.
3 local onde
algo é geralmente encontrado ou onde alguém se sente em seu ambiente ideal.
Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa, 2010.
Considerações:
- É importante associar os
componentes do Bioma do aluno a exemplos das características de outros seres
vivos, como sugerido na etapa TAREFA desta atividade.
- Eu dividi essa atividade em 3
(três) etapas:
1.
Resolução do questionário;
2.
Associação das respostas aos conceitos de
ecologia;
3.
Desafio e Tarefa.
* Sugestão: para ilustrar os conceitos estudados, vale a pena
exibir vídeos que retratam as atividades de alguns seres vivos, os diferentes
ambientes habitáveis, a importância da preservação da natureza.